
11/12/24
Dicas de Higiene para Quem Usa Aparelho Ortodôntico
Ter uma boa higiene enquanto usa aparelho ortodôntico é fundamental para que o tratamento seja concluído com um sorriso belo e saudável.
Afinal, o aparelho ortodôntico requer cuidados adicionais, para que consiga higienizar os dentes com eficiência mesmo tendo a estrutura como um dificultador.
Pensando nisso, trouxemos dicas de como limpar seus dentes com eficiência, para que eles fiquem saudáveis e as cáries possam ser evitadas ao longo do processo de tratamento.
Dicas práticas para quem usa aparelho ortodôntico
Toda pessoa que usa aparelho ortodôntico deve adotar alguns cuidados de higienização dos dentes e toda a boca, com o intuito de evitar cáries. Afinal, o aparelho acaba limitando de certa forma o acesso aos dentes como era feito.
O que faz com que seja necessário redobrar seus cuidados diários, trouxemos algumas dicas eficientes, confira quais são:
1. Escolha uma escova adequada
A escova deve ser de cerdas macias e preferencialmente de cabeça pequena, para que tenha facilidade de acessar todas as áreas do dente, inclusive, aqueles últimos que costumam ser de mais difícil acesso.
É interessante sempre ter em mente que a escovação precisará de maior atenção e paciência. De modo que, consiga limpar todas as superfícies do dente e garantir a remoção de todo fragmento de alimento.
2. Aposte na escova interdental
A escova interdental é excelente para remover pequenos fragmentos de alimentos que ficam presos no aparelho.
Dessa forma, você consegue evitar a proliferação de bactérias que possam causar placas e cáries. É interessante fazer o uso da escova interdental sempre após as principais refeições.
Quem tem o cotidiano de agenda complicada deve reservar um período antes de dormir para caprichar mais na higienização da boca. Justamente para evitar que as cáries sejam um problema com o qual lidar.
3. Aumente a frequência de escovação
Outro cuidado importante é que adote como hábito escovar os dentes após cada uma das refeições.
De modo que, possa evitar restos de alimentos acumulados no aparelho ortodôntico. Dessa forma, é possível reduzir o risco de surgimento de cáries.
4. Faça limpezas profissionais periódicas
O tratamento ortodôntico costuma demorar, aproximadamente, 2 anos (somente o profissional irá determinar o tempo certo de acordo com cada caso). Ao longo desse período, é fundamental manter suas visitas ao dentista sempre regulares, para avaliação e limpeza profissional.
De modo que, os dentes estejam sempre sendo acompanhados, visando receber orientações sobre eventuais falhas nos cuidados bucais que possam ser corrigidas para evitar o aparecimento de cáries.
É fundamental que se tenha um bom profissional contribuindo para que todo o tratamento seja eficiente e saudável. Afinal, a visita regular ao dentista contribui para uma avaliação completa, higienização que remove as placas formadas sobre os dentes e permite que o paciente tenha suas reclamações sobre halitose, dor de dente e afins ouvidos. Ter orientação profissional faz a diferença para o bem-estar e saúde bucal.
5. Use fio dental mesmo com aparelho ortodôntico fixo
O uso diário de fio dental deveria ser um hábito saudável de pessoas de todas as idades. No entanto, ainda é um cuidado frequentemente negligenciado.
Quem usa aparelho ortodôntico fixo precisa ter cuidado extra na hora de passar o fio dental, o que acaba exigindo mais tempo.
No entanto, é importante para evitar o acúmulo de placa bacteriana e de alimentos entre os dentes. Portanto, vale a pena ter paciência e usar passadores que facilitem o manuseio do fio dental para que possa higienizar corretamente a boca.
6. Use enxaguante bucal durante a semana
Para reforçar a higiene da boca, evitando a formação de placas bacterianas, é possível usar enxaguante bucal.
O recurso é interessante por conferir a sensação de boca refrescada. Ao mesmo tempo, contribui para que seja possível reforçar a higienização de toda a boca.
Vale a pena perguntar para seu dentista qual enxaguante ele recomenda e qual a frequência indicada de uso.
De modo que, possa ter um uso bastante equilibrado e que ajuda a beneficiar sua qualidade da higiene bucal.
A higiene bucal é fundamental para evitar hálito ruim
Muitas pessoas reclamam do uso de aparelho ortodôntico por causa da dificuldade de higienização bucal, que acaba gerando halitose.
É muito comum inclusive que as pessoas reclamem do gosto metal na boca causado pelo uso do aparelho e nesses casos acabam recorrendo ao uso de balas e gomas de mascar ao invés de melhorar os hábitos de higiene da boca.
O que acaba sendo prejudicial por causa do açúcar presente nas gomas, balas e alimentos adocicados que pode aumentar o risco de desenvolver cáries.
Portanto, além de uma boa higienização da boca como um todo, é interessante recorrer aos bons hábitos alimentares para evitar o consumo de alimentos que possam alterar a saúde bucal, uma vez que, é útil evitar cáries e perda de dentes ao longo do tratamento. E os bons hábitos de alimentação e cuidados com a higiene da boca são responsáveis diretamente pela garantia de uma boca saudável.